Projetos em Atividade

PROJETO  AME SER VOCÊ





PROJETO A SER REALIZADO JUNTO
 AS MULHERES DAS CASAS DA BENÇÃO
 DE VITÓRIA DA CONQUISTA 





VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
JULHO/ 2015


 PROPONENTE: Elionara Nolasco Dias
 


FINALIDADE Apresentar a proposta de Implantação do Projeto Ame Ser Você, para a Rede de Mulheres dentro das ITEJs, Igrejas Casa da Benção de Vitória da Conquista, voltada às mulheres que queiram participar das atividades oferecidas pelo Projeto.  


LOCALIZAÇÃO ITEJ – Igreja Casa da Benção de Vitória da Conquista.



IMPLANTAÇÃO Projeto a ser realizado pela Psicóloga Elionara Nolasco Dias.

CÓ-PARTICIPAÇÃO Pastora Heliana Gomes, Paula Francisca O. Cova e pessoas convidadas para auxiliar no projeto.


APRESENTAÇÃO


Esse projeto tem como finalidade apresentar a importância da Psicologia e da Teologia na esfera comportamental e espiritual das mulheres da Benção. Sendo construído com o intuito de trabalhar em grupo de forma significativa, resgatando a autoestima e o autoconhecimento das mulheres. Será um projeto diferenciado, inovador, criativo, de cunho coletivo, onde atenderá as necessidades emergentes e urgentes do grupo, em contrapartida, não obscurecendo outras demandas que surgirem. 




JUSTIFICATIVA


A Psicologia vem, na atualidade, contribuindo sistematicamente para a definição de papéis funcionais dentro do âmbito religioso. Neste sentido, o trabalho do psicólogo se inscreve na ordem da intersubjetividade, do vivido, da experiência, dando-nos respaldo científico para as relações sociais e individuais. Pois, se sabe, que a mulher desempenha um papel importante na sociedade, utilizando do seu tempo para diversos afazeres, sendo estes: cuidar dos filhos, casa, marido, de si própria, e muitas ainda trabalham extra lar, para auxiliar no sustento do mesmo, enfim, vive o dia-a-dia numa grande correria, agitação e com grandes responsabilidades. 
Por meio de tantas atribuições exploradas por um único ser (Mulher), esse projeto visa equalizar o equilíbrio emocional e espiritual destas mulheres, dando suporte nas diferentes necessidades de cada uma, pois, se sabe, que a Rede de Mulheres busca preencher as necessidades e a dar vivacidade às mulheres da igreja. O universo feminino é complexo, profundo, desafiador e precisa de uma linguagem própria para ser atingido em totalidade. Uma mulher quando sábia edifica por onde passa, mas quando tola, leva tudo ao redor à ruína e à destruição. “Ame ser você”, pois o amor é o ponto de partida para toda a transformação que o Senhor quer levar às mulheres à conhecer a  Deus e a si mesma. Esse é o lugar adequado para se ganhar vidas e despertar o de melhor que essas mulheres têm.





Visão: Levar cada mulher a buscar um aperfeiçoamento espiritual, físico, profissional, social e emocional, para se sentirem melhor como pessoa, mulher, mãe, esposa, filha, irmã, membra, feminina, dentre outras funções, sempre respeitando as individualidades de cada uma.

Missão: Alcançar o número máximo de mulheres da benção, apresentando-as a importância de trabalhar com temáticas que edificarão às suas vidas, tornando-as mas fortalecidas no Senhor, como também, conhecedoras de si mesmas, para assim, evangelizarem mulheres que ainda não conhecem a Deus. 


OBJETIVOS DO PROJETO


Objetivo Geral:

Proporcionar um ambiente acolhedor que busca resgatar o sentido e a essência de Ser Mulher, através de práticas e vivencias que facilitam o despertar de potenciais latentes e o desenvolvimento psíquico e espiritual de cada participante.

Objetivos Específicos:

Apresentar o Projeto de forma escrita e oral aos Pastores e à Igreja;
Possibilitar um espaço de troca de experiências e reflexões de temas referentes ao mundo feminino, de forma a ampliar a percepção de si mesma e  com o outro; 
Proporcionar às mulheres palestras que ajudarão a preservar sua saúde emocional;

Fortalecer a auto estima e auto conhecimento das mulheres participantes;
Possibilitar a integração das mulheres nas suas diversas áreas, tais como: mulher de Deus,  mulher-mãe,  mulher-filha, mulher-esposa, mulher-feminina, mulher-profissional, mulher-cuidadora, entre outras;
Orientar através de palestras, e/ou terapia grupal, em relação a diversos assuntos pertinentes para o seu crescimento espiritual e comportamental;
Abrir espaços para discussões, relatos, trocas de experiências que possam enriquecer o grupo;
Influenciar de forma positiva a importância da ética em qualquer ambiente vivencial; 
Estudar e discutir   personalidades de algumas mulheres da bíblia e como essas podem influenciar de forma positiva o comportamentos das mulheres do mundo atual; 
Orientar através de palestras específicas, algumas temáticas na área de psicologia e saúde mental, tais como: autoestima, auto imagem, autoconhecimento, ansiedade, depressão, stress, neurose, afetividade, fobias, relacionamentos em diversas áreas, traumas, temperamentos, poder, profissional, o cuidado de si, corpo e prazer, busca da felicidade, superação de conflitos, sexualidade, entre outros;
Utilizar dinâmicas expressivas para a ampliação da consciência no contato pessoal e com o mundo;  
Oferecer um espaço terapêutico grupal, confidencial, educativo e de acolhimento para que as mulheres externalizem suas questões existenciais, sob um suporte psicológico, onde são utilizadas técnicas de psicoterapia de grupo.
Convidar palestrantes que  possam agregar conhecimentos em diversas áreas do campo da aprendizagem, seja ele , mundo físico e / ou espiritual; 



A IMPORTÂNCIA DO GRUPO TERAPÊUTICO


Há pessoas que passam boa parte de suas vidas tentando mudar comportamentos sem sucesso, imaginando que não conseguem por serem fracas e não terem força de vontade. 
A psicoterapia grupal serve para ajudar pessoas que queiram realizar mudanças de vida de forma positiva e efetiva, transformando seus comportamentos inadequados, em comportamentos mais condizentes à sua realidade de vida, dando-lhes promoção de elevação da autoestima, da confiança, da segurança em si mesmo(a), assim como a diminuição dos níveis de ansiedade. Afinal, os problemas emocionais costumam surgir a partir do momento que a autoestima diminui.



METODOLOGIA

Ao observar o grupo de Mulheres das Igrejas Casa da Benção em Vitória da Conquista fui percebendo a necessidade de desenvolver algum tipo de trabalho na área de Psicologia com as mulheres, não somente pela observação, mas, também, a partir de um desejo brotado no meu coração de trabalhar com pessoas de forma grupal.
  Sabemos que em qualquer instituição existem pessoas que encontram-se em situação de sofrimento psíquico, social. Então, através das minhas observações como psicóloga fui levantando hipóteses, estratégias, ideias, de como seria esse projeto. Com o passar do tempo fui amadurecendo a ideia e juntamente com Espírito Santo de Deus percebi que o momento tinha chegado, fui vendo que pessoas passam muito tempo na igreja e ainda não conseguem desvencilhar de alguns sofrimentos, medos, frustrações, traumas, daí o desejo de contribuir com uma intervenção psicológica que minimize tais sofrimentos.
Será um Projeto a ser realizado por um período anual, podendo se estender por mais tempo, a depender do proceder do mesmo.
Encontros duas vezes ao mês, no período de duas horas e meia, o dia a ser escolhido pelo grupo.


Atuação junto:

Mulheres Casas da Benção;
Pastores;
Palestrantes e / ou Profissionais afins; 
Autora do Projeto e demais Profissionais;

      
Atuação junto às Mulheres:  

Serão desenvolvidas oficinas de Terapia Grupal com as mulheres, a depender a demanda que elas trazerem, como também, palestras onde serão esclarecidas temáticas de cunho psicológico, físico e teológico, pertinentes a realidade do grupo. Estas palestras serão desenvolvidas por psicólogos, pastores, profissionais da área de saúde e educação.

Atuação junto as Palestrantes e / ou Profissionais Afins

A atuação junto aos Palestrantes e/ ou Profissionais Afins, será num contexto de auxiliar o grupo em atuações de esclarecimentos de determinados temas levantados pelas mulheres, como também, para dinamizar o grupo nos diversos assuntos pertencentes a saúde e educação. Cuidar-se-á  ao requisito das escolhas dos profissionais, pois se sabe  que  o grupo faz parte de uma instituição Cristã, e para não haver dissonâncias de pensamentos evitará  o convite para aqueles que não tem uma visão de Salvação em Cristo Jesus, restringindo somente, quando o assunto for de teor altamente científico como algumas prevenções médicas. 

Atuação junto a autora do Projeto e demais Profissionais

A autora e demais profissionais do projeto deverão cumprir de forma legal os critérios designados nesse projeto, sendo hábeis com a tarefa a ser desempenhada. Esses por sua vez terão o compromisso de atender todas as necessidades implicadas durante o desempenhar do mesmo. Não obscurecendo os trâmites legais que todo projeto segue: compromisso com horário; utilizar a ética como fator de suma importância, pois sabemos que estaremos lidando com vidas, humanos, e esses por sua vez têm os seus valores, suas condutas, suas crenças, sempre respeitando o ponto de vista ético espiritual e científico. 


SUJESTÕES DE TEMÁTICAS:


Ansiedade;
Estresse,
Medo,
Depressão;
Raiva;
Afeto;
Falsos conceitos;
Domínio próprio;
Pensamento e linguagem;
Emoção e Razão;
Saúde Emocional;
Saúde Alimentar;
Relação Pais e filhos;
Relacionamento Conjugal;
Sexualidade;
Saúde da Mulher: Gineco.
A beleza da Mulher;
Os desafios da Mulher Moderna;
O Papel da Mulher no Plano de Deus;
Livres pra viver o melhor de Deus;
Encontrando consigo mesma e com Deus;
Deus, você e os seus sonhos;
Chamadas para servir;
Fortalecidas para vencer os desafios;



CONSIDERAÇÕES FINAIS

A implantação desse Projeto: “Ame Ser Você” será de grande relevância no Grupo de Mulheres das ITEJs de  Vitória da Conquista, visto que, além de benefícios à essas mulheres, pode se alcançar mulheres que ainda não conhecem o Senhor Jesus como Salvador, contribuirá também com a redução do sofrimento emocional e comportamental, como também, auxiliará num nível de maior intimidade com Deus, pois, se sentirão mais leves e forte no Senhor Jesus no decorrer da sua caminhada terrestre. 
Entende-se, então, que o Serviço proposto pela Psicóloga Elionara Nolasco propiciará condições que irão favorecer um melhor restabelecimento, conforto e bem estar, aos participantes do projeto.  
Só com o término do projeto é que iremos escrever a conclusão e dizer e se houve um bom êxito. 


“A fé e o amor é o fogo que mantém aquecido o foco do nosso objetivo, e acesa a nossa inteligência”.
                    

  Elionara Nolasco Dias 







Projetos em atividade  pela ITEJ - Conquista


MAIS UM PROJETO DE PSICOLOGIA NA SEDE DA ITEJ - CONQUISTA


Infelizmente o  assunto ainda causa muita  polêmica no meio evangélico: um cristão pode ou não ter depressão? O mal do século faz vítimas de todas as idades e classes sociais, uma doença psicológica que atinge todas as áreas da vida, até mesmo a espiritual.
A depressão  pode atingir qualquer pessoa. “A pessoa deprimida fica triste e apática, e pode deixar de orar, de ler a Bíblia, de ir à igreja, e até ser levada a pensar que Deus a abandonou”,  por ficar sem ânimo até para as coisas de Deus, a pessoa com depressão passa a ser rotulada como “espiritualmente fraca” e quem não entende a gravidade dessa doença acaba dizendo que a depressão é uma obra satânica.
“Nem toda enfermidade mental ou emocional é causada por culpa ou por espíritos malignos. É preciso investigar cada caso, para averiguar a causa do problema e buscar o tratamento mais adequado”!
E é exatamente por esta razão que estamos iniciando mais um Projeto de Ação social na área de Psicologia  na ITEJ- Conquista .
Todos nós precisamos entender que não é vergonhoso identificar o problema e buscar a solução, pois quanto mais cedo receber o diagnóstico, mais rápido será o tratamento.
“Jesus, de modo indireto, validou o trabalho dos médicos quando disse, em Mateus 9.12, que os sãos não necessitavam de médico, e sim os doentes.

Se você se encontra oprimido pela depressão ou qualquer outra situação ,  entre em contato conosco  pelo nº  (77) 3422-7540 ou 8841-4110 com a Pra. Heliana Gomes  , ela irá agendar uma aconselhamento contigo  e encaminhar para  a Psicóloga  Nilva  , que estará atendendo todos os sábados  pela manhã  na Sede da Itej- Conquista . Na rua Cassimiro Cardoso nº 604 – Alto Maron .
Estamos aqui para te ajudar  e ore a Deus, pedindo-lhe que oriente seu tratamento e o abençoe com a cura”.



______



1. PROJETO CINEMA COM JESUS


APRESENTAÇÃO

A JUCAB( JUVENTUDE CASA DA BÊNÇÃO ) sentiu a necessidade de fazer um evangelismo prático e participativo, procurando  unir todos os jovens , unindo o útil ao agradável , por esta razão a liderança da ITEJ - SEDE apresenta o Projeto Cinema com Jesus .
O Objetivo deste projeto é realizar todo o mês o encontro entre jovens e seus convidados, apresentando um filme Evangélico para o público presente, na intenção de ganhar almas para o Senhor Jesus e edificar sua igreja. 

Metodologia

A cada encontro , os jovens estarão envolvidos totalmente na realização, cabendo a liderança a escolha dos filmes que serão apresentados.  Deverá haver uma divisão de tarefas, cabendo a cada grupo de jovens o cuidado com : 
a. recepção dos convidados;
b.  analise do filme no final
c. Apelo à salvação;
d. confraternização ( distribuição de lanche).

_____________________________________________________________
2 -Projeto "Restaurando os Valores da Familia
Prs. Rito e Heliana Gomes 

                                                              
O Projeto consiste em duas etapas :

1ª Etapa : Palestras mensais que serão realizadas todo 1º sábado do mês . a cada Palestra teremos um Preleitor convidado que estará livre para abordar qualquer tema , desde que seja direcionado as familias.
2ª Etapa :na verdade um complemento da primeira , na qual nos reuniremos após 6 Palestras para um Encontro de Casais ( Confraternização a gosto dos organizadores :com jantar, Coffe black , pizzas etc. )  onde o foco será as oportunidades para colhermos testemunhos dos referentes casais ou familiares que frequentaram  as palestras para que nós possamos avaliar o desenvolvimento,  amadurecimento e produtividade no lar para as famílias envolvidas .  

Nova Etapa :

Em Abril de 2014 , iniciamos uma nova etapa deste projeto , agora sob a coordenação do casal de Obreiros Adriano e Dayane Goes e equipe ( Lúcio e Mara - Eduardo e Geisa ) .
As palestras acontecem toda última quinta-feira do mês . E teremos uma renovação de Alianças com todos os casais , que acontecerá em Novembro de 2014.
Os encontros são bem animados  , contando com dinâmicas , Ministração da Palavra e tarefas para que cada casal cumpra num prazo de 30 dias . 
Veja algumas fotos:

Obreiros Adriano e Dayane , renovando sua Aliança de casamento , atitude mais que louvável antes de assumirem o Projeto!









Apoio : Pastor Rito e Heliana Gomes 





ACONTECEU O TÃO ESPERADO ENCONTRO DE CASAIS :Que finalizou o Projeto neste ano de 2014 , num total de 50 casais presentes , numa festa linda , cheia de muita emoção e graça da parte de Deus ! 


AGRADECEMOS AO SENHOR POR TUDO E PELA EQUIPE ABENÇOADA QUE O SENHOR JESUS NOS DEU !


Projetos listados abaixo já foram Concluídos :






Projeto  Vitaminas da Fé -Atitudes!





Trata-se de um projeto que foi elaborado pelas educadoras da IURD, e nós professoras da EBI - ITEJ estaremos colocando em prática esta maravilhosa ideia , para a Glória de Deus. E desde já agradecemos a Deus por orientar nossas amadas irmãs em algo tão sublime.



Estaremos apresentando a igreja neste mês de Abril no próximo dia 08/04/2012 , Domingo na sede da ITEJ - Conquista.


A idéia é fazer um pote decoradinho e dentro dele estejam vários papeizinhos com várias atividades que levem à prática de atitudes cristãs.
No domingo cada criança pega uma vitamina e pratica durante a semana.


E é claro que haverá a participação dos pais, que serão responsáveis em está acompanhando o desempenho dos filhos durante a semana em seus lares, e nos trazendo um relatório no final da semana.

O objetivo deste projeto é unir pais e filhos numa tarefa simples e diária e fazer destas
Atitudes Cristãs ,um hábito para a vida toda .e não apenas durante só a fase infantil. Despertando também nos pais o desejo e interesse na educação espiritual de seus amados filhos, afinal esta não é uma responsabilidade só da igreja.


Bem, eis algumas sugestões para o potinhoPara as Crianças:
- Durante esta semana: Falar de Jesus para um amiguinho;
- Durante esta semana: Ler o livro de Mateus;
- Durante esta semana: Orar por um amiguinho novo;
E outras mais...


Obs:É bom lembrar a cada professora que se deverá colocar no pote pelo menos 30 atitudes;
Cada professora poderá revesar na distribuição das vitaminas, alternando uma a cada semana e aqui vai uma dica: Que tal no final de cada culto uma das professoras fica a frente da igreja , caracterizada como médica, vestida num guarda-pol branquinho cu colorido se desejar , distribuindo cada vitaminazinha, diretamente no pote para cada criança que estiver na fila.

Que Deus abençoe a todos!

Professoras da EBI : Tia Sônia e Tia Gicelia
____________________________________________________________


3. PROJETO ADOTE UMA FAMÍLIA

APRESENTAÇÃO


A ITEJ- Vitória da Conquista está em fase de expansão, e isso sem dúvida aumenta nossa responsabilidade no que diz respeito à evangelização e busca de novas almas para o Senhor Jesus. Estamos localizados em bairros onde existe uma carência muito grande do poder Público, são localidades onde existe  precariedade no atendimento a saúde pública, a esgotamento sanitário, a segurança, educação, além do desemprego, isso gera nas pessoas a falta de motivação espiritual, por isso cabe as Instituições Eclesiásticas buscar alternativas que possam proporcionar algo diferente a essas pessoas, possibilitando assim oportunidade de falar à palavra de Deus e ganhar essas almas para Cristo.
Por isso a Divisão de tarefas, a união de forças se torna necessário para efetivação da Evangelização. 


OBJETIVOS


Esse Projeto veio buscar atender parte dessas pessoas, iremos iniciar com ações voltadas  na buscar de alicerces para construção do nosso objetivo principal, que é o crescimento da nossa Igreja e novas almas para Cristo.Como o próprio tema diz  " ADOTE UMA FAMÍLIA ",  que na verdade é a marca da Igreja Casa da Bênção , IGREJA DA FAMÍLIA, iremos buscar justamente as famílias.   



Metodologia


Trabalharemos através de ações sociais, sempre com a finalidade de ganhar almas para o Senhor Jesus; na verdade não daremos o peixe , mas ensinaremos a pescar para que esse trabalho seja realmente valorizado e no final consiga o Objetivo Principal. Iremos focar em dois pontos:

1. Cestas básicas: nossa meta é atender nas 04 Igrejas até Dezembro de 2011 à  25( vinte e cinco) famílias, através de doações de cestas mensais;
2. Campanhas Sanzonais: Campanha do Frio, campanha Dia das Crianças e Campanha do Natal


EM AÇÃO 



Devido a atual necessidade, ultrapassamos o nº de famílias prevista para o Projeto e já contamos com  30 famílias  devidamente cadastradas para partição do Projeto , com o apoio dos Dirigentes de cada Igreja, sendo que : 15 Famílias da ITEJ - Pedrianhas ( Pr. Marcio) ; 06 Familias  da ITEJ _ Nova Cidade ( Evtº Adimildo ); 04 Famílias da ITEJ - SEDE ( Pr. Rito Gomes) e 05 Famílias da ITEJ - Vila América ( Evtª Renata Passarinho ). 
Lúcio Carlos, a esposa Thyarê e a filha Clarinha
  

  • Idealizadores do Projeto , responsáveis pela Apresentação , Planejamento e Implantação do Projeto: Lúcio Carlos e a Evtª Lana Carla , membros da  ITEJ- Sede em Vitória da Conquista. 

Apoio: Pastores Rito e Heliana Gomes , com a participação de todos os Dptº  da ITEJ.







_______________________________________________________________________


4. PROJETO : PLANTANDO CONHECIMENTO ,
COLHENDO VIDAS
Psicóloga Elionara Nolasco


APRESENTAÇÃO



Esse projeto tem como finalidade inserir a Psicologia no âmbito Protestante,especificamente na Igreja ITEJ de Vitória da Conquista- Ba, pois ela, a Psicologia, constitui-se numa pratica profissional, mais sistemáticamente presente nas áreas: educacional,social,saúde,juridica,empresarial, sendo necessária expandi-la nos demais seguimentos.A implantação deste serviço de Psicologia dentro do recinto ITEJ, contribuirá de forma significativa, no intuito de resgatar a auto-estima e o auto-conhecimento dos membros. É um projetodiferenciado, inovador, de cunho coletivo e individualizado.Sabemos que cada individuo busca conhecer de forma única o seu mundo interior, e essa busca é sem dúvida um passo importante na vida de cada um, mas existem aqueles que por força maior*( ressignificação), não conseguem encontrar-se consigo mesmo, tornando-se necessário um auxílio, seja ele de ordem material e /ou espiritual.
EEse projeto é baseado em estudos ciêntificos, envolvendo os dirigentes e membros da igreja. O mesmo será realizado durante 01 ano, através de palestras e atendimento terapêutico individual, para criança, adolescente e adulto.
É uma construção da Psicóloga Elionara Nolasco Dias, destinada a um Plano de Ação de Implantação de um serviço Psicólogico diferenciado em Vitória da Conquista- ba no intuito de proporcionar aos dirigentes e membros apoio fisico, emocional, terapêutico, lúdico, enfrentando, assim de maneira mais amena, os seus sintomas frente ao seu sofrimento psíquico.


JUSTIFICATIVA


A Psicologia vem, na atualidade, contribuindo sistematicamente para a definição de papéis funcionais dentro do âmbito religioso. Neste sentido, o trabalho do Psicólogo se inscreve na ordem da intersubjetividade, do individuo, da experiencia, dando-nos respaldo ciêntifico para as relações sociais e individuais. Claro, não obscurecendo fenômenos espirituais, mas sempre respeitando a crença religiosa de cada um. Sendo que a finalidade desse projeto é trabalhar com pessoas que se encontarm em situação de sofrimento psíquico, ou seja, situação de risco.


OBJETIVOS 


Objetivo Geral


Analisar a instituição ITEJ de Vitória da Conquista do ponto de vista psicológico, afetivo e emocional, para daí desenvolver palestras e terapia com pessoas que encontram em situação de intervenção.


Objetivos Especificos, Metodologia do trabalho deixamos para maiores esclarecimentos com a Proponente Psicóloca Elionara Nolasco Dias ( contatos: Cel.(77) 88333850 ou 91293393 ), a mesma conta com a colaboração das estudantes de Direito : Hávila Dias Nolasco e Ialle Carem S. Reis.


EM AÇÃO


Desde de Maio de 2011 que 10 Membros da ITEJ - Conquista foram indicados pelo grau de urgência, pelos Pastores Rito e Heliana Gomes da ITEJ - Sede. Os mesmos foram avaliados pela Psicóloga Elionara Nolasco , restando 04 selecionados segundo os critérios psicológicos da Avaliante . Estes receberão o Atendimento Terapêutico pela  mesma , durante 1 ano em seu consultório que fica localizado no endereço :
Rua Ernesto Dantas, 170- Edf. Henriqueta Prates, sala 212 - Centro de Vitória da Conquista - Bahia. E-mail: elionarand@hotmail.com
____________________________________________________________________________



3º Dia do 12º Congresso feminino da ICB- Conquista

Deus em sua imensa misericórdia abençoou o nosso 3º Dia Do nosso 12º Congresso Feminino da ICB- Conquista que aconteceu no dia 29 de Maio de...